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Conheça as estratégias no marketing de conteúdo para impulsionar seu tráfego de busca

24 de julho de 2018

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Conheça as estratégias no marketing de conteúdo para impulsionar seu tráfego de busca

Ter visibilidade no meio digital é primordial para quem almeja se manter forte no mercado. Com o marketing de conteúdo você cria autoridade, constrói relações e engaja seu público a se manter fiel a sua marca.

Mas se por um lado a web ajuda a melhorar a posição do nosso serviço no mercado, por outro, a concorrência com segmentos do mesmo ramo pode ser um obstáculo alto a ser superado. Milhares de pesquisas são feitas no Google a cada segundo e ultrapassar números para ficar bem nas posições é o objetivo que toda empresa vem tentando atingir.

Aumentar o tráfego de busca exige estratégias que precisam ser bem implementadas. Para saber mais sobre isso, acompanhe o artigo!

Aumentar o tráfego de busca por meio do marketing de conteúdo

Segundo o Mashable, mais de 100 bilhões de pesquisas são feitas no Google mensalmente. E de acordo com a Econsultancy, só 22% das empresas estão contentes com sua taxa de conversão. É evidente que investir em estratégias que impulsionem o tráfego é essencial para todos nós.

Entenda as mudanças na persona

Precisamos nos adaptar para sobreviver. É muito importante se trabalhar com uma persona (ou umas 2, 3 em alguns casos). Você já tem sua(s) persona(s) definida(s)? Ótimo! Mas há quanto tempo você definiu o perfil dela? Será que ainda é a mesma pessoa? Os seus problemas continuam iguais? Talvez alguém que, há 5 anos, tinha 20 anos de idade, não mantém hoje exatamente as mesmas vontades ou as mesmas dores de antes. Da mesma forma, os objetivos de uma criança da geração Z, provavelmente não são os mesmos daqueles que as crianças da geração Y tinham. Devido ao rápido advento de informações, é comum que as pessoas construam e reconstruam constantemente seus ideais e pensamentos, de acordo com novas informações, produtos e conhecimento disponibilizados diariamente.

Há ainda algumas marcas que conseguem conquistar pessoas de certa idade e fazer com que elas as acompanhem, mesmo com todo o passar do tempo.

Fazer uma avaliação frequente e atualizar a personalidade da persona é importante, e estar preparado para a mudança, mais ainda.

Segmente seu público

Trabalhar com conteúdos divididos de acordo com a jornada de compras é outra questão inteligente. Nem todos os usuários que chegam estarão na mesma etapa. Alguém que não sabe ainda como resolver o seu problema se interessará por informações diferentes de alguém que já esteja no estágio da decisão. Não é válido, então, tentar satisfazer todos ao mesmo tempo. Aposte em alguns conteúdos para quem está começando a entrar em contato e não tem muitos dados, e em outros para quem já está mais avançado na jornada. Fazer a segmentação no e-mail marketing também ajuda a implementar a estratégia.

Inspire-se em módulos de cursos

Não sabe onde buscar inspiração de temas que agradem o seu público? Acesse cursos de instituições reconhecidas no mercado e veja como eles são subdivididos. Cada divisão pode ser um assunto ou insight de tema para um conteúdo. Você não precisa pagar pelas aulas para ver os títulos de cada módulo.

A Udemy, por exemplo, tem muitos cursos que costumam ser valorizados pelos alunos. Já que existem pessoas investindo neles, é sinal de que querem mais conhecimentos, não? Transmita-os também.

Use também palavra-chave local

Concorrer com keywords muito disputadas em nível nacional, ou até internacional, pode não fazer muito sentido às vezes. Principalmente se o negócio ainda estiver no começo. Até porque pode acontecer de a palavra-chave relacionada ao seu serviço ser bastante buscada no país, mas não ser tanto no local em que você mora. Então, tente usar também estratégias de palavras-chave locais. Grande parte dos planejadores de keywords costuma possibilitar que a pesquisa seja refinada de acordo com determinada região, tornando-se, assim, um recurso facilitador para você analisar as melhores  palavras-chave para sua localização.

Faça títulos chamativos

Quando seu cliente está na web, muitas vezes ele está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Sua atenção nem sempre é focada em qualquer tipo de publicação que aparece. E com a quantidade de informações que ele tem disponíveis a cada minuto, um artigo que o faça clicar no link para lê-lo precisa vencer todos esses competidores de concentração. O título precisa provocar nele curiosidade suficiente ou mexer com algum tipo de emoção para que ele se disponha a se engajar. Os gatilhos mentais contribuem muito nesse caso.

Elabore um calendário editorial

O calendário editorial ajuda você a organizar todas as postagens de acordo com o dia, tema, etapa da jornada, persona e palavras-chave usadas. Também dá informações para posterior análise de tudo o que foi feito e dos resultados atingidos. Além disso, tem outras vantagens, como:

  • melhorar a organização, evitando imprevistos e atrasos;
  • auxiliar a planejar materiais futuros, ao observar a quantidade de material para cada etapa da jornada de compras e o engajamento do usuário;
  • mostrar quais são os horários de publicação que dão mais certo para seu público.

Aplique testes A/B

Eles analisam variáveis para entender qual está dando melhor resultado. Você pode testar tipos de conteúdo, títulos, CTAs, landing pages, horários de publicação, assunto de newletter etc. Ao tomar decisões baseadas em números, suas chances de obter os resultados esperados são ainda maiores. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que realiza esse tipo de teste.  As variáveis a serem analisadas só podem ser duas de cada vez, para que você saiba exatamente o que motivou maior engajamento. Por exemplo, em uma landing page, você analisa apenas a mudança de CTA, os outros itens não devem ser mudados ao mesmo tempo. E se o que você pretende agora é ter mais reconhecimento do seu produto, analise a partir de que lugar as pessoas chegam a você: Google, Facebook, Instagram, Linkedin?

O marketing de conteúdo abre muitas portas para que consumidores cheguem a sua marca. Monte suas estratégias e faça monitoração constante dos resultados que você tem obtido. Conseguir aumentar o tráfego de busca vai depender muito de como você implementa todo o planejamento para seu negócio.

Se você ainda não tem esse know-how, te recomendo conhecer o trabalho oferecido pelo Meu Redator, que conta com profissionais capazes de colocar todas essas táticas em prática, em benefício da sua empresa.

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